Conheça Gott, o maior goleiro do Gauchão 2013 com 2m01cm de altura


_ Me dá a poltrona 17A.

Não foram poucas as vezes que Gottfried Antonio Golz, o Gott, goleiro do Novo Hamburgo de 22 anos, repetiu a frase acima ao fazer o check-in para voos nacionais. Seus 2,01m de altura, que o transformam no goleiro mais alto do Gauchão 2013, não se acomodam em um assento normal de avião. Por isso, decorou o número da poltrona que fica ao lado da saída de emergência e tem mais espaço para as pernas.

Aos 22 anos, Gott é um dos reforços do Noia para o Campeonato Gaúcho. Tão impressionante quanto a estatura é sua envergadura. A distância entre as pontas dos dedos de suas duas mãos, quando está de braços abertos, chega a 2,08m. Posicionado no centro de uma goleira oficial, dá a impressão de que um simples passo ao lado já será suficiente para defender um chute no canto. Para alcançar o travessão, não precisa pular. Se fica na ponta dos pés e com os braços esticados para cima, as mãos aparecem, inteiras, por cima da goleira.

A visão imponente de Gott no centro do gol pode assustar, mas basta trocar algumas palavras com o gigante para atestar sua simpatia. Ele brinca com a própria altura e conta situações inusitadas que vive por conta dela. Não vê a característica que o diferencia como um problema.

_ Eu tenho dor nas costas de dormir em camas que me deixam com os pés para fora. O pessoal pergunta como que eu entro no chuveiro (risos). Às vezes, tenho que me abaixar mesmo. Mas eu já estou acostumado _ diz.

Ainda que a estatura traga incomodações em tarefas cotidianas, foi positiva e essencial para a trajetória no futebol. Aos 13 anos, quando chegou às categorias de base do Grêmio, o menino de Três Passos já media 1,77m. Quando saiu para o Vasco em 2009, aos 18, já tinha 1,99m. Durante os cinco anos de estádio Olímpico, tinha outro gigante como espelho:

_ Eu olhava o Cássio e conversava com ele, por ser um goleiro grande também. Depois, quando ele foi para a Holanda (contratado pelo PSV), sempre me ajudava e trazia luvas de presente.
A família de Gott dá origem a suas dimensões avantajadas. O pai tem 1,94m e a mãe, 1,77m. A irmã caçula, Ana Júlia, de apenas 16 anos, já mede 1,82m. A altura singular deu ao goleiro a oportunidade de seguir carreira e ajudar a casa humilde em que cresceu. Mesmo assim, ele não se contenta em contar apenas com a estatura quando vai a campo.

Desde o início da carreira, Gott mostrou preocupação em trabalhar a agilidade, dificuldade comum em goleiros altos. Parte da motivação vinha dos próprios adversários:

_ Eles me olhavam e diziam: "olha o tamanho daquele alemão. Chuta rasteira".

Sua dedicação para aliar velocidade e explosão à estatura é atestada pelo preparador de goleiros do Novo Hamburgo, Rafael Grillo:

_ A gente vem trabalhando forte essa questão da agilidade, que não é uma valência natural para ele. O Gott se destaca muito pela vontade e a entrega que mostra a cada treino.

A disciplina é aliada para que Gott busque espaço no time titular do Novo Hamburgo. Com contrato até o fim do Gauchão, ele prefere a cautela quando traça objetivos para o futuro:

_ É óbvio que todo o jogador sonha em se destacar e chegar, por exemplo, a uma Seleção Brasileira. Mas eu prefiro pensar passo a passo. Para um goleiro, ainda sou jovem. Tenho muito a melhorar.

***
Box:

Trajetória:

_ Gott iniciou sua carreira nas categorias de base do Grêmio, onde chegou aos 13 anos em 2004.
_ Em 2009, transferiu-se ao Vasco, com contrato para três temporadas.
_ De 2010 a 2012, Gott foi cedido ao Vasco da Gama de Sines, Portugal, clube vinculado a seu homônimo no Brasil. Lá, disputou o equivalente à quarta divisão do país.
_ Em setembro do ano passado, seu contrato com o Vasco brasileiro se encerrou e ele ficou sem clube.
_ Antes da pré-temporada do Novo Hamburgo, que iniciou em novembro, surgiu a oportunidade de Gott passar por uma avaliação no clube.
_ Testado e aprovado pelo Noia, o goleiro assinou contrato para a disputa do Campeonato Gaúcho.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tags

Do not be afraid ♥ Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados