Sofrer por antecipação atrapalha a vida

Aprender a cortar pela raiz os pensamentos negativos, substituindo-os por algo positivo é um grande desafio. Até porque muitas são as pessoas que imaginam situações desagradáveis e passam a ter sentimentos dolorosos, e às vezes, até agem como se as situações fossem reais. Isto acontece porque a nossa mente tem a capacidade imaginar circunstancias tão vívidas que o nosso cérebro detona respostas corporais, através dos sentimentos, para fazer face ao imaginado. E os sentimentos nos induzem a comportamentos desligados do real.
Pode ser o caso do ciúme. A esposa, ao fantasiar a traição do marido, se tortura com a ansiedade e o medo e começa a transformar a vida do casal num caos. O relacionamento com pessoas preocupadas é difícil, pois qualquer pessoa em sofrimento, para se livrar da dor, tende a transferir suas neuras para o outro como se ele fosse o responsável pelo seu transtorno.
Os sentimentos negativos que geram a infelicidade na vida são criados pelos pensamentos. É impossível sentir ciúme sem pensamentos ciumentos e rancor sem pensamentos vingativos.
E, para agravar, acreditamos que se os pensamentos negativos surgem é porque algo ruim irá acontecer. Nossos medos e as inseguranças alimentam nossos pensamentos e as nossas crenças atraem aquilo que mentalizamos. E o sentimento decorrente de imaginarmos perigos e ameaças futuras é a ansiedade. O corpo entra em estado de alerta e se isso se torna habitual, tornamo-nos cronicamente tensos, gerando estresse.
Uma coisa é certa. Desejar ter total controle da vida é uma atitude de prepotência e arrogância. Seria exigir que o mundo seguisse as nossas regras. Simplesmente, impossível.
Um ótimo exercício para nos tirar do delírio de adivinhar o amanhã é através da atividade física. Cansar o corpo. Ocupar a mente com coisas boas. É necessário tirar algumas horas por semana para cuidar do corpo e da alma. É importante vestir uma roupa confortável, por alguns momentos, desligar o telefone celular para não ser incomodado e tentar apagar da mente as preocupações.
Alguma preocupação é necessária, caso contrário, não iríamos nos importar com nada, nem teríamos responsabilidade com nossos compromissos. Todos os sentimentos na dose certa e no momento oportuno são saudáveis para a vida em sociedade e para a autopreservação. Quem exagera nas reações acaba perdendo o equilíbrio.
A pessoa que sofre por antecipação é alguém incapaz de viver o momento presente. Os pensamentos ocupam na sua vida um papel maior do que seu próprio corpo. Sei que não é fácil ignorar os pensamentos delirantes que nos fazem infelizes. Mas, é preciso tentar mudar o padrão mental. Pensamentos positivos atraem sentimentos positivos. Este deve ser um exercício diário: afastar as preocupações de algo que não existe, a não ser na mente. É preciso exorcizar os fantasmas para que não tirem a alegria de viver.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tags

Do not be afraid ♥ Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados